Como é a primeira sessão de psicoterapia?









Você sabe ou já ouvir falar sobre como é a primeira sessão de psicoterapia? 

Tem pessoas que de modo geral tem medo de ir ao psicólogo, medo de ser julgado, de não saber o que falar e de ser quebrado o sigilo, achando que o profissional pode sair dali falando sobre suas questões particulares. .

Mais não é assim que funciona! Antes de mais nada, o psicólogo não está ali para julgar ninguém, e sim acolher sua demanda e o seu sofrimento psíquico, de forma imparcial e neutra, mantendo assim apoiado no seu Código de ética o absoluto sigilo. 

Diante disso, é esclarecido o objetivo da psicoterapia, como funciona o atendimento, os direitos e deveres do paciente e do psicólogo. Logo, são coletadas informações importantes e feito a clássica pergunta “qual o motivo da consulta? ”

Nesse momento, o paciente tem a oportunidade para falar sobre o que lhe aflige, o que ele está sentindo, a quanto tempo vem se sentindo assim, quando ele se deu por conta que precisava de ajuda, se veio por meio da indicação de alguém, ficando à vontade para falar sobre todas as suas questões.

Portando, chore se sentir vontade, fale o que tem para falar, e no decorrer das sessões o psicólogo vai intervir frente as experiências do sujeito, com a finalidade de alterar a sua dinâmica psicológica e achar formas de ultrapassar ou transcender as queixas que foram apresentadas, auxiliando o paciente a viabilizar a sua vida e seus impasses psicológicos. .

Então, faça psicoterapia e tenha saúde mental! 

Tanara Scheffel
Psicóloga
CRP: 12/17684

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baixa autoestima: o que você precisa saber

Por que fazer psicoterapia?