Baixa autoestima: o que você precisa saber




Levanta a mão aí, quem já sentiu baixa autoestima ou quem ainda sente?

Mais afinal, o que é autoestima? Como saber se estou com a minha autoestima baixa? Você vai descobrir ao longo desse post.

Todos estão cercados de cobranças e exigências do mundo atual. É preciso estar sempre encaixado dentro de padrões estéticos, comportamentais, profissionais, acadêmicos e outros.

Essa é a maneira do qual vivemos há muito tempo, então praticamente nos acostumamos com isso. É algo que está enraizado na sociedade e, dessa maneira, não é difícil encontrar pessoas tentando se adequar a esses padrões.

Em meio ao contexto social em que estamos inseridos, pelas experiências de situações vividas  por meio contato com os outros que definimos a nosso auto estima e o valor que damos a si mesmo.

 Quando sua autoestima está baixa, isso quer dizer que essa valorização está abalada. Ou seja, uma pessoa com baixa autoestima tem dificuldades de se enxergar positivamente.
Se uma pessoa possui sentimento de impotência, tristeza e autodesvalorização constantes, há algo de errado!


Essa percepção de si mesmo é classificada em níveis, podendo estar baixa, média ou alta.
A baixa autoestima pode estar ligada a episódios depressivos, transtorno de ansiedade social, transtornos de personalidade, transtorno dismórfico corporal e transtornos alimentares.

Vários fatores podem influenciar para que uma pessoa tenha uma baixa apreciação por si mesmo.

Os sintomas mais comuns são:

Timidez em excesso ou medo excessivo de errar;
Sensação de incapacidade;
Autocrítica exagerada;
Dificuldade em aceitar elogios;
Problemas em dizer “não”;
Sensação de culpa e dentre outros.

É super importante que você dê atenção para os seus sentimentos, afinal, a maneira como nos sentimos afeta direta ou indiretamente muitas áreas da vida.

Se você anda com a autoestima baixa, não deixe de procurar ajuda de um profissional qualificado, pois independente da área de atuação, o psicólogo e o psiquiatra estudaram para te auxiliar a cuidar da sua saúde mental.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é a primeira sessão de psicoterapia?

Por que fazer psicoterapia?